Corria o não muito longínquo ano de 2001 e a Apple lançava o primeiro iPod, aquele dispositivo móvel de reprodução de música.
A Sony tinha TUDO para lançar um produto do mesmo género com mais hipóteses de sucesso. Tinha o domínio dos canais de distribuição e a experiência nos antecessores Walkman e Discman. Estranhamente, não o fez. Não se lançou de pronto neste mercado... A principal razão deve-se à aquisição por parte da Sony de importantes empresas americanas de conteúdos, nomeadamente editoras discográficas. A Sony temeu que ao produzir leitores portáteis de ficheiros de audio, faria perigar as suas receitas de vendas de Cd's...
Pois, a Sony não o fez mas apareceu quem o fizesse e a Apple passou não só a lucrar com a venda de iPods mas também com a venda de música digital no iTunes, criando todo um admirável mundo novo de receitas. A Sony, mais preocupada com direitos de autor, receitas provenientes de modelos esgotados, DRM's e afins perdeu irremediavelmente a sua oportunidade.
Quem conheceu a Sony de 2001 jamais previria estas duas notícias:
- Fim dos computadores Sony: marca vende Vaio e despede 5 mil pessoas
- Sony faz spin-off das televisões Bravia para salvar negócio