Um olhar (que se pretende) diferente sobre as coisas, num mundo em que muitas vezes nos sujeitamos à ditadura do politicamente correto. Não diferente só por ser diferente mas por ser pertinente.
17 de Setembro de 2013

Por razões que não vou explorar existe a tendência de falar mal das entidades que nos protegem ou representam enquanto consumidores como a Proteste ou a ASAE, citando as mais mediáticas.  Aviso desde já que tenho apreço e gratidão pelas duas e sou associado da primeira. Não obstante creio que a Deco está errada nesta iniciativa:


Mais de 90 mil consumidores pedem ao parlamento o fim das comissões nas contas à ordem


Está errada porque existem bancos em portugal que, havendo um mercado e concorrência efetiva, se diferenciam na sua oferta não cobrando as comissões que a Deco quer abolir (manutenção e gestão da conta a ordem).


Bancos que o fazem sem qualquer restição: Banco Best (Grupo BES), Banco Big, ActivoBank (Grupo Millennium BCP). Muitos outros isentam destas comissões quem tem um património ou valor de envolvimento com o banco de valor igual ao superior ao definido.


Posso acrescentar que não sendo milionário nem rico tenho conta em 5 bancos e não pago comissões de manutenção ou gestão de conta em nenhum.


Não me parece justo que, havendo já determinado tipo de oferta de preçário no mercado, se queira impor esta a todos. Já existe uma figura na lei para pessoas com menos recursos terem acesso gratuito a um conjunto de serviços mínimos bancários. E ainda bem.


É expectável que, abolindo-se as comissões em questão, os bancos criem ou aumentem outras. A anuidade do cartão multibanco, cobrar pelos serviços no multibanco (legitima a banca a ir por aí…), aumentar o custo das transferências, etc..


A Deco sabe disto. Não estará a promover esta iniciativa essencialmente para se publicitar? É uma temática populista. Ninguém gosta da banca. Mea culpa, também eu não…. Mas creio estar perante uma ação de populismo do pior…


Depois do spam, do fiasco do leilão de energia e desta manobra fica difícil defender a Deco…

publicado por urreivainu às 18:00
mais sobre mim
Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
18
19
21
22
23
24
25
27
28
29
30
pesquisar neste blog